Tipos de doença de gengiva
A gengivite não tratada pode evoluir para periodontite, que em estados mais graves pode acarretar em perdas dentárias e outros problemas de saúde. Todas as doenças gengivais e periodontais são tratadas pelo Periodontista, especialista em Periodontia.
GENGIVITE
A gengivite é a forma mais branda de doença periodontal. Na gengivite nós vemos clinicamente uma gengiva mais avermelhada, inchada e ela sangra com facilidade, com o uso do fio dental ou até de forma espontânea. Em sua fase inicial ela é totalmente indolor, podendo gerar mais desconforto conforme o aumento da inflamação.
A gengivite é geralmente causada por uma higiene oral inadequada e ela é reversível quando bem tratada e o paciente consegue manter bons cuidados de higiene em casa após o tratamento. Os fatores que podem contribuir para a gengivite inclui diabetes, tabagismo, predisposição genética, doenças e condições sistêmicas, estresse, nutrição inadequada, puberdade, flutuações hormonais, gravidez, infecção por HIV e uso de certos medicamentos.
PERIODONTITE
A gengivite não tratada pode evoluir para periodontite. Com o tempo, a placa pode se espalhar e crescer abaixo da linha da gengiva. As toxinas produzidas pelas bactérias na placa irritam as gengivas e estimulam uma resposta inflamatória crônica. Essa resposta inflamatória mediada pelo nosso próprio organismo é o responsável pela reabsorção óssea.
As gengivas separam-se dos dentes, formando bolsas (espaços entre os dentes e as gengivas) que infeccionam. À medida que a doença progride, as bolsas se aprofundam e mais tecido gengival e osso são destruídos. Freqüentemente, esse processo destrutivo apresenta sintomas muito leves. Eventualmente, os dentes podem ficar moles e precisar ser removidos.
Existem três formas de periodontite e a mais comum é a Periodontite que é classificada de acordo com seu estágio e grau. Após grande acúmulo e contato com as bactérias ocorre a inflamação nos tecidos de suporte dos dentes e perda óssea. Esta é a forma de periodontite que ocorre com mais frequência sendo caracterizada pela formação de bolsa e / ou recessão da gengiva. É prevalente em adultos, mas pode ocorrer em qualquer idade. A progressão da perda de inserção geralmente ocorre lentamente, mas podem ocorrer períodos de rápida progressão.
A Periodontite como Manifestação de Doenças Sistêmicas geralmente começa em uma idade jovem e está associada à condições sistêmicas como doenças cardíacas, respiratórias e diabetes. A Periodontite Necrosante é uma infecção caracterizada por necrose dos tecidos gengivais, ligamento periodontal e osso alveolar. Essas lesões são mais comumente observadas em indivíduos com infecção pelo HIV, desnutrição e imunossupressão severa.
Fonte: Academia Americana de Periodontia